segunda-feira, 28 de maio de 2012

A utilização correta de Mas, Mais e Más, às vezes parece uma cama de gato em textos pela internet, tamanha a confusão. Pensando nisso e, também, por conta de uma sugestão de post nos comentários do blog, veremos como usar essas palavrinhas. Vamos ver exemplos de utilização dos termos Mas, Mais e Más.

* MAS * 



 Tenho sentido um certo desânimo nos últimos dias, Sally...mas é tudo minha culpa...

Mas - é conjunção (termo que liga palavras ou frases) - Termo invariável (não vai para o plural) - Relaciona palavras ou frases contrárias, contrastantes, oposição de idéias.

* Utilizamos sempre vírgula antes do MAS.

Outros exemplos:

Fui ao baile, mas não dancei.
(quem vai ao bailer, geralmente, dança...a oposição a essa idéia é "mas não dancei")


Comi, mas não engordei.
(no exemplo temos a primeira idéia que é "Comi" que pressupõe que quem come, se alimenta,e, consequentemente, engorda. Já na segunda oração vem a oposição a essa idéia "mas não engordei".)

Se tiver dúvida quanto ao uso do MAS basta substituí-lo por: porém, contudo, todavia, entretanto. Se for possível a substituição use MAS: Gosto de navio, porém (mas) prefiro o trem.
=Ele falou muito bem; todavia (mas) não foi como eu esperava.
=Tentou, mas (porém, todavia, entretanto) não conseguiu.

* MAIS *



"Não, ela é MAIS que uma boa professora..."
  • Mais - é advérbio (termo que intensifica ou diminui circunstâncias) Termo invariável (não vai para o plural) - tem sempre o sentido de soma, de quantidade, de intensidade. Um bom macete é trocar a palavra mais por menos, se o sentido for o mesmo então o correto é usar o MAIS.
Outros exemplos:
  • Eu quero mais sorvete. (Eu quero menos sorvete)
  • Eu gosto mais de estudar que brincar. (Eu gosto menos de estudar que brincar)
 * Más *



Más é o plural do adjetivo má (maldosa) e o feminino de mau (contrário de bom). 


Outros exemplos:
  • Estavam com más (boas) intenções.
  • As más (boas) ações empobrecem o espírito.
  • Sempre soubemos que elas eram más (boas)
* Resumindo: toda vez que você puder trocar MÁS por maldosas e o sentido ficar o mesmo vai usar o termo MÁS com acento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário